O sectarismo não tem uma só face

Imagem relacionadaExiste um estereotipo de que uma pessoa pode ser considerada antissocial (termo muitas vezes usado de uma forma própria no senso comum) e em alguns casos tem quem acredite  que uma pessoa pode ser até mesmo ”perigosa” apenas por não ser enturmada, falante e por aparentar ser séria. Claro que existem sim psicopatias que surgem de pessoas assim silenciosas e fechadas.
Mas também podem haver, e não são poucos os casos, as psicopatias que se originam de pessoas que são sempre consideradas por uma maioria como muito animadas, de bem com a vida, descontraídas e muito falantes. Gente que costuma adorar contar piadas e que parecem ser muito alegres, simpáticas e divertidas.
Nesse ponto existe uma relação que pode ser encontrada em alguns casos de bullying e cyberbullying. Algumas dessas pessoas ditas extrovertidas e populares podem sim ter tendência antissocial. Quando estão mal intencionadas usam toda a sua popularidade e carisma para atrair e convencer outras pessoas a participar de atividades e situações nada saudáveis.
Tem muita gente legal, boa, simpática que na boa-fé, embarca no cyber/bullying deste amigo mais “zoeiro” por achar que ele está fazendo apenas uma simples “brincadeira sadia e divertida”. Esse tipo de ”zoeiro” que de tanto dizer que odeia o ”politicamente correto tão chato dos dias de hoje” consegue arrastar um grande número de pessoas em suas investidas de assédio moral.
Nessas supostas ”brincadeiras inocentes” podem envolver ataques misóginos, homofóbicos, racistas, xenofóbicos e apologia a diversos tipos e níveis de violência. Sendo que há casos em que a violência física se torna um fato.
Nessa carona com o amigo carismático ”zoeiro” e curtidor em seu ritual de linchamento moral, essa gente boa e legal as vezes acaba conseguindo até mesmo uma ficha criminal e não sabe o motivo porque acreditava que todo o ataque direcionado a alguém era apenas uma ”zoação” e que ''tudo hoje é preconceito''.
Espera-se pelo costume que os cyber/bullies sejam pessoas tímidas, isoladas, caladas e muito sérias. Nem sempre. Eles também podem estar por trás de gente muito influente, admirada, carismática, sociável, animada, curtidora, farrista, divertida, enturmada e supostamente amigável.
Muitos dessa turma considerada ”legal, curtidora e sociável” também podem ser preconceituosos e acreditarem que determinados tipos de pessoas devem apenas permanecerem em seus devidos ”lugares” e/ou então se incomodam muito com várias características que fogem do perfil de como as pessoas ”perfeitas” ou aceitáveis deveriam ser.
Então, se aproveitando de tanto carisma e popularidade essas pessoas atraem e arrastam um grande número de gente considerada de bem para realizarem assédios, ataques e linchamentos morais dos mais pesados, diversos e variáveis direcionados as vítimas.
E para a surpresa de muita gente vários desses bullies são gente considerada “divertida” e “animada” tanto nas redes sociais quanto em sua vida pessoal e social. Por isso mesmo é garantido o sucesso de atos tão mesquinhos, tão covardes, tão humilhantes, tão agressivos, tão preconceituosos e tão perversos.
É neste momento quando cai a máscara do “irreverente curtidor zoeiro” e de seus colegas  tão igualmente ”alegres e divertidos”. Demonstrando todos esses preconceitos de vários tipos, falta de respeito, intolerância, discriminação, ataques e agressões dos mais diversos segmentos.
Por isso é preciso também ser muito precavido e ser mais atento com pessoas que se utilizam de algum tipo de prestígio e poder para promover o ódio e a discriminação, mesmo que esse poder seja apenas através de alguma ”turma”. Pois esse poder envolve também privilégios sociais e que podem ser utilizados para cometer assédios do mais diversos estilos, intensidades e gravidades.
São por esses inúmeros motivos que muitas vezes devemos tomar cuidado em perceber se aqueles que são justamente os considerados os extrovertidos demais e muito carismáticos agem de uma forma honesta e ética. Por serem exatamente os mais queridinhos e por terem um ”harém” de cortejadores para protege-los, são os que mais estarão acima de qualquer crítica ou suspeita.

Comentários