Narcisistas e sua superficialidade nos relacionamentos

Narcisistas escolhem 'crushes' com base no fato de aumentar sua autoestima. Como esta necessidade é contínua, não têm muito incentivo para esperar conhecer melhor uma pessoa com quem se inicia contato e comumente partem para planos de casamento. O que mais atrai narcisistas não são qualidades pessoais duradouras. Contanto que a pessoa tenha um status elevado aos olhos dela (no caso do narcisista 'intelectual' ser supostamente um 'gênio', por exemplo) e acredite que a pessoa seja incrivelmente descomunal, então com todas essas qualidades o narcisista geralmente está disposto a ir em frente com o 'relacionamento' repentino a todo vapor, mesmo que seja com um estranho que faça chamadas 📞 misteriosas. Seu real interesse é fantasioso e idealizado. 

O que narcisista e borderline têm em comum tornando-os propensos a escolherem um ao outro: ambos formam rapidamente ligações 'românticas' intensas com base em muito pouca informação e conhecimento sobre a outra pessoa. Idealizar que o estranho é o 'maior gênio do mundo' e uma 'cópia' sua, seria suficiente para o narcisista 'intelectual', por exemplo. A maioria das pessoas que não são Borderline ou Narcisista tende a demorar a decidir se o novo crush é 'aquele'. Os borderlines e narcisistas se apaixonam e se relacionam instantaneamente quando mal se conhecem, muitas vezes crendo nos mitos da 'alma gêmea' ou 'cara metade'.

Nos indivíduos bordelines e narcisistas, no início tudo pode parecer muito feliz porque ambos compartilham a capacidade de fazer ligações românticas muito rapidamente, artificiais e aparentemente 'intensas', sem olhar muito de perto para a personalidade real da outra pessoa. Para esses, a 'personalidade' de uma pessoa é simplesmente ser aquilo que aparenta, que vendem, que eles fantasiam e idealizam. Cada um vê o outro como um grande um sonho que se tornou realidade. Eles vivem de fantasias, idealizações e fantasmas.

Narcisistas buscam continuamente o par perfeito, como eles. Um amor irreal e idealizado que ninguém mais consegue dar. Talvez isso explique porque tudo parece tão perfeito quando se inicia um relacionamento, até por telefone📞 com alguém assim. Como essa pessoa ideal (nos parâmetros do narcisista) não existe e com o tempo a pessoa idealizada com o contato pessoal vai se tornando cada vez mais acessível e real, o narcisista busca satisfação em fontes primárias de suprimento narcísico como status (o narcisista 'intelectual' seria suposta 'genialidade superior'), altos cargos, prêmios, bajulação. 

No caso do homem narcisista, seu frequente 'Complexo de peter pan' e em alguns casos Complexo de Édipo busca uma figura maternal que cuide da vida dele, mesmo que seja uma pessoa completa estranha 📞 que lhe parece 'genial', no caso do narcisista 'intelectual'. Assim, as pessoas, cuja energia vital os alimenta, são fontes secundárias de suprimento narcísico. Ter alguém, é para ser ostentado pela beleza e/ou genialidade, para deixa-los com boa impressão social.

O narcisista e o borderline, se não procuram acompanhamento psicológico, não são opções saudáveis e felizes para relacionamento a longo prazo, pois a fase inicial de perfeição e idealização vai acabar e no lugar será muito desgaste emocional e mental para quem se relaciona com essas pessoas manipuladoras, tóxicas e egocêntricas. Ao perceber esses comportamentos típicos, o melhor a fazer é incentivar uma psicoterapia. 

Comentários